21 de agosto de 2009

Comunicado ao Presidente do CCCP

Meus amigos e sócios do CCCP, queria evitar falar sobre este assunto mas acho que agora já ultrapassou os limites do bom senso.

Ultimamente reparo no blog uma certa animosidade para com alguns sócios do centro, da parte do presidente Sérgio Roriz, e não entendo o porquê!!!? vou enumerar alguns pontos que desenvolverei se necessário:
  1. Não aceita criticas, mesmo que construtivas. Critiquei as suas declarações sobre os 50 anos de sacerdócio do nosso pároco, pois achei (e não fui só eu) que não foi bem elaborada e que deveria ser alterada para não parecer algo que se calhar até não era isso que queria dizer. Resultado, ligou a algumas pessoas indignado com a minha critica, nunca me falou sobre isso, nunca conversou comigo sobre o assunto, somente diz que eu só faço criticas e mais nada pelo centro.... Que me aponte outra critica feita por mim nestes últimos anos... que veja os elogios constantes que faço ao bom desempenho desta e da anterior direcção, isso não conta???
  2. Queixa-se constantemente que trabalha sozinho e sem apoio de ninguém, o que corre bem é porque o presidente teve mérito, e os outros são meros figurantes!!!???? . O que é que os outros membros da direcção andam lá a fazer???? a ler o jornal? a beber minis?, não me parece, vejo-os a trabalhar em todas as actividades que o centro se dispõe a realizar, vejo-os empenhados e com grande brio por amor à "camisola". É necessário respeitar mais quem trabalha e distribuir os louros por todos e não só por 1, "nós fizemos" e não "eu fiz" assim é que está correcto, numa associação ninguém consegue fazer nada sozinho...
  3. Teve desde que tomou posse a obsessão de ficar com o futebol sob seu domínio!, não sei qual a razão, mas agora conseguiu, e gaba-se disso de uma forma provocadora e arrogante, gaba-se disso, e atira à cara da pessoa que mais fez pelo futebol do CCCP nos últimos anos (Armindo Viana), e que agora já não necessita dele e que as coisa vão ser melhores, como se de uma guerra pessoal se tratasse! - Houve uma reunião, que por impossibilidade minha não pude estar presente em que ficou decidido a equipa de amigos e sócios do CCCP irão participar num campeonato de futebol. Inclusive arranjou o campo do Turiz cedido gentilmente pelo presidente do Vilaverdense F.C.!!!! (não sabia que o campo do Turiz pertence ao Vilaverdense!!! mas o que interessa é que esteja disponível para os jogos marcados).
Agora pergunto:
  • Porquê a obsessão de tomar posse do futebol?
  • Quais os grandes objectivos desportivos de que fala presidente?
  • Estas declarações do presidente "é pena tu e outros não escreverem algo do tipo : Parabéns à direcção conseguiu algo inédito e interessante para o futebol." O que quer com isto? louros antecipados? promover-se?
  • O pessoal do futebol gostava do formato actual, quero ver agora as contratações que o presidente vai ter de fazer para puder dar asas ao sonho de fazer algo de importante pelo centro e dar o tal salto que tanto deseja?

Fala de mim (Miguel Gomes) às outras pessoas sem nunca me ter confrontado de algo que discordasse de mim ou do que falei! não sei porquê, porque sempre dialoguei com toda a gente, e admito pontos de vista diferentes, agradeço que se tem algo a dizer de mim fale comigo e não ligue para outras pessoas a falar de mim.

Sou sócio há muitos anos, nunca fiz parte de nenhuma direcção! porque nunca fui convidado, mas ajudei muitas vezes durante estes anos em muitas actividades, não tantas como desejaria, mas as possíveis, fiz serviços de bar, etc... e fui sempre atleta do CCC Prado.
É com grande orgulho e satisfação que vejo o centro renascido das "cinzas", e muito devido a pessoas que com grande amor pela associação nunca a deixaram morrer, e o grande impulso foi dado pela anterior direcção, presidida pelo Sr.Manuel (Nelinho), que com uma caracteristica invulgar, a de cativar toda a gente, conseguiu dar inicio junto com a sua direcção a um projecto que agora está a ser finalizado por esta direcção (as obras). Quem entra agora no centro vê uma associação moderna, um exemplo, bem hajam, mas foi com o trabalho de muita gente e não só de 1!

Vou enumerar algumas pessoas que tem sido muito importantes nestes últimos anos para o CCCP ( desculpem aqueles de que me possa varrer o nome de momento):

Zé Manel, Quim, Manuel Alves e esposa , Celestino, Hugo Filipe, Ruães e Zéza, Nuno Alves, Sérgio (Tico), Alfredo Roriz, Armindo Viana, Brás Pinheiro, Zé Luís, Simão, João Carlos, Paulinho, Artur, Manelito, Marcos, e outros que peço desculpa agora não me ocorrerem. Como se vê é muita gente...

Um abraço e continuem o bom trabalho, desculpem se feri susceptibilidades de alguém, mas tinha de falar e aguardo por algumas respostas e criticas sem qualquer problema.

Miguel Gomes - Vila de Prado

5 comentários:

Anónimo disse...

Estes debates são sempre interessantes. É claro que nem todos entendem isso. Todos temos defeitos, por vezes ferem mais ou menos susceptibilidades, mas o que importa é que o CCCP evoluiu para melhor - no fundo isto é uma das virtualidades da "democracia". Existem críticas? Excelente! É sinal de que o Centro está vivo e que alguém se preocupa com isso.
Quem está no movimento associativo sabe que é preciso dar muito de si e que impede de ter uma vida normal, que como se sabe acaba por prejudicar terceiros , como é o caso da família. Mas quem gosta - gosta, e faz isso porque defende princípios que infelizmente hoje se perdem na nossa sociedade - o convívio e não a simples ida ao café onde reina o objectivo do lucro simples.
Há é uma coisa que nunca deve acontecer, que é o uso do associativismo para a promoção pessoal.
O Centro sofre é de um trauma que nunca foi solucionado. Nunca se perguntaram? Porque será que desde há muitos anos, várias pessoas - refiro-me a sócios e não sócios - foram maltratadas levando ao seu afastamento? Requer uma reflexão, não?
E mais uma coisa muito importante. Como é possível levantar suspeita sobre determinada pessoa de que anda ter proveito para uso pessoal, quando essa pessoa, pai de família, trabalha para além do seu horário de trabalho para obter os rendimentos necessários e o Centro, penso eu, sempre viveu com o "El contado". Só lhes digo uma coisa, essas pessoas não valem NADA e deviam era colocar os olhos nesses exemplos, porque conseguem trabalhar (se calhar até mais do que deviam) e contribuir para a sociedade fazendo algo gratuitamente por ela sem pedir nada em troca, quando simplesmente podiam estar em casa no sofá em frente à TV, com a família, e sem terem nada com que se preocuparem.

O anónimo ESCLARECIDO

Direção disse...

Fico triste, que este nosso colega (sim colega, pois de certeza é alguém nosso conhecido e frequentador do centro, mas não tem a coragem de se identificar, escondendo-se atrás do "anonimato covarde". Mas mesmo assim, vou-lhe abrir uma excepção para lhe responder. Caro anónimo conhecido mas sem coragem de se identificar, quando eu pergunto se alguém se quer promover! é no sentido de ridicularizarão que o faço, pois acho que numa associação como o CCC Prado ninguém se promove nem sobe na vida por ser presidente, mas para alguns parece que sim, que são mais importantes do que os outros, que essa posição os torna mais conhecidos e solicitados, que podem mandar e dar ordens, mas não se esqueçam que também mais expostos. Que fique bem claro uma coisa, o centro sempre foi dos sócios e sempre será, e não ser uma só pessoa que vai mudar essa forma de ser democrática.

O Miguel Gomes a responder ao Anónimo esclarecido...

Anónimo disse...

Caro Miguel Gomes,

A minha resposta ao teu comentário deve ter sido mal interpretada, pois não pretendi com isso criticar seja o que for do que disseste, aliás partilho quase a Defendo a ideia de que todos fazem falta, mesmo aqueles que dão apenas um pequeno contributo, como tu por exemplo, que por questões que só a ti dizem respeito, nomeadamente a tua vida ter mudado principalmente com a mudança de residência.
Apenas aproveitei a deixa para espelhar também a minha opinião.
Quando me refiro a tirar proveito quanto a promoção individual, referi-me em termos genéricos, muito embora já houvesse em tempos idos quem quisesse beneficiar.
Quanto ao anonimato, prefiro assim, pois deixa as pessoas a pensarem e não a apontar nomes, mas podes crer que o que digo é com as melhores das intenções. Não "visto" o capote do anonimato só para disparar negativamente em todas as direcções, mas para descrever o que são factos - doa a quem doer.

Abraço
O anónimo ESCLARECIDO

Unknown disse...

Boas pessoal,

Nunca fiz nenhum comentário e estava a pensar não o fazer para não levantar susceptividades e para não dizerem que sou parcial por ser irmão do presidente, mas como todos sabem eu sou defensor da razão,justiça, bom senso, democracia e PAZ, defenfendo estes valores contra todos os que os contestem ou os quiserem pôr em causa.
não vou comentar o que foi dito por não estar dentro do assunto e desconhecer os factos, apenas quero apelar a todos os sócios e amigos do Centro que aquela casa é nossa e é para a defender com tudo contra todos OS QUE ESTÃO FORA DO CENTRO OU CONTRA O CENTRO(e só esses que nos querem mal).Não ganhamos nada em nos auto criticarmos,isso é o que certas pessoas querem para verem um dia as portas fechadas, a nossa politica é mantermo-nos unidos, somos todos amigos de longa data, crescemos juntos, choramos juntos,vivemos felicidades juntos,somos quase que familia,em nada nos beneficia andarmos a atirar pedras uns aos outros.Se querem dizer algo, que seja em particular,FRENTE A FRENTE, o vizinho ou vizinha do lado não necessita de ver o que se passa na nossa casa neste blog aberto a todo o publico.A minha maior felicidade é chegar ao centro e encontrar todos aqueles que comigo cresceram,vivo toda a semana entre Suécia, Alemanha, França Espanha,Portugal...e acreditem voçês (pessoal do centro e amigos) são a minha escapatória, o meu equilibrio, entre o formal e a descontração, liberdade de expressão,como pedido especial e amigo,apenas peço que mantenham o bom senso e a calma,sem nunca deixarem de dizer o que pensam porque só assim evoluimos, mas á pessoa certa.

Um grande abraço a todos
Fredo

Direção disse...

Amigos

Vou esclarecer de uma vez por todas as razões da minha mensagem.
Tenho pelo presidente do CCCP todo o respeito e consideração que tive por todos os outros que por lá passaram, pois acho que é de louvar o tempo e a dedicação que fazem pelo centro. Mas existem coisas que não ajudam nem abonam a seu favor, essas coisas já lhas disse pessoalmente, portanto não é novidade para ele as minhas palavras, o problema é que sem entender porquê começaram umas guerras internas e ataques personalizados desnecessários, que só criam cuscuvelhices e atritos (existem pessoas que gostam disso, paciência...). Quem dirige uma associação seja ela qual for, deve estar preparado e consciente que vão existir criticas e elogios, deve aceitar as criticas, pois só assim poderá melhorar o que está mal. Toda a gente erra, e reconhecer que se erra é uma qualidade enorme que ajuda a melhorar sempre. Agora o importante é que se valorize todos os elementos do "grupo", numa direcção existe sempre pessoas que trabalham mais do que outras, é normal, pois a disponibilidade não é igual para todos, mas deve-se valorizar essas pessoas, pois fazem falta ao centro, mais tarde quem sabe com mais disponibilidade poderão fazer muito mais... mas se forem desvalorizadas nunca o vão fazer nem sentir vontade.
Tentei evitar estas palavras, mas não gosto de ser provocado por simplesmente por ter uma opinião diferente e ter realizado uma chamada de atenção para o bem do CCCP. Quem me conhece bem, sabe perfeitamente que não tenho como objectivo ver o centro fechado, pelo contrario, foi a minha 2ª "casa" durante a minha infância e adolescência, sempre defendi e defendo o bom nome do CCCP onde quer que esteja. Se agora frequento menos é por indisponibilidade, abracei outros projectos para os quais fui convidado, sempre ligado a Prado, mas sem nunca deixar de acompanhar o "nosso" centro. Sinto uma enorme satisfação ao ver o estado actual do centro, fartei-me de elogiar os trabalhos desenvolvidos, ajudei no que pude ( existem pessoas que sabem que o fiz ) mas outras fizeram e fazem imenso pelo centro, obrigado a todos por manterem vivo e saudável o CCC Prado.
Presidente preocupe-se em ter as pessoas do seu lado em vez de as afastar, como presidente deve ter mais cuidado com as palavras e com os actos, a sua posição assim o obriga.

O nosso centro está vivo e recomenda-se, as criticas e os elogios assim o indicam. Existiram, existem e vão sempre existir, temos é de saber lidar e aceita-las.
Peço é mais respeito por quem já fez muito pelo centro.

Presidente continue a trabalhar bem e em conjunto com a sua "equipa", e cative os restantes sócios e simpatizantes do CCCP, vai ver que assim se vai queixar menos.

Um abraço e bom trabalho

Nota: Dentro dos meus limites, estarei sempre disponível para ajudar.

Força CCC Prado

Um abraço para ti Amigo Alfredo :-), gostei das tuas palavras, como sempre sábias.