12 de agosto de 2009

Tetris faz 25 anos

Tetris faz 25 anos
A renovar-se constantemente,
um dos mais populares jogos de sempre
continua a viciar miúdos e graúdos

O Tetris nasceu em Junho de 1984, criado pelo russo Alexey Pajitnov. Tem já 25 anos, mas continua a renovar-se e tem versões para todos os gostos. Entrou, aliás no Guiness por ser o jogo com mais versões oficiais e não oficiais. Foram feitas 125 milhões de cópias, para mais de 30 plataformas. Recentemente, surgiu o Dropoly, a primeira versão portuguesa, criada para o iPhone.

E o Tetris permanece viciante e irresistível, como há um quarto de século. Quem não se lembra da sensação de ver as pecinhas a cair, mesmo de olhos fechados, depois de horas a jogar. Cada peça do Tetris tem quatro quadradinhos (daí o nome) e de cores variadas e atractivas.

Todos os dias, o Tetris é jogado por um milhão de pessoas, só no site Tetris Friends . Mas o vício pode não ser necessariamente negativo: um estudo da Universidade de Oxford revela que o Tetris pode ajudar a reduzir o stress pós-traumático. Mas há também especialistas que apontam ao Tetris propriedades curativas. Em casos de tetraplegia, por exemplo, o Tetris pode ajudar a «treinar» o organismo para voltar a funcionar correctamente.


(Clica na imagem para jogares)
Teclas do jogo: 4 setas

Sem comentários: