The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello (As Misteriosas Explorações Geográficas de Jasper Morello é uma curta-metragem australiana dirigida por Anthony Lucas e nomeada para os Óscares de 2005 na categoria de melhor curta-metragem de animação.
Destaca-se o uso da estética de steampunk e uma mistura de animação clássica (teatro de sombras) com técnicas de infografia.
Ficha Técnica:
Direcção - Anthony Lucas
Produção - Julia Lucas
Escrito por Mark Shirrefs
Com Helmut Bakaitis e Joel Edgerton
Música - Bruce Rowland
Edição - David Tait
Distribuição - Monster Distributers
Data - 20 January 2005
Duração - 26 minutos
País - Austrália
Língua - Inglês sem legendas
Sinopse:
A acção começa da cidade de Gothia, numa época indefinida na qual a humanidade se transporta em dirigíveis. Jasper, um tripulante que caiu em desgraça por um acidente ocorrido há alguns anos atrás que causou a morte de um membro da tripulação, recebe ordem de embarque numa viagem de exploração para colocar bóias que facilitem viagens posteriores. Junto a ele estarão o capitão Griswald, também capitão da sua anterior e fatídica viagem, e o cientista Dr. Belgon, obsessionado em encontrar uma cura para a doença que está a dizimar a população.
Devido a um novo erro de Jasper, a tripulação vê-se obrigada a abandonar o dirigível e a embarcar no Hyeronimus, um dirigível que anda à deriva e que contém no interior os cadáveres da tripulação anterior. Perdida a bússula, decidem-se por seguir a rota que o Hyeronimus tinha marcada e põem rumo a uma estranha ilha flutuante. Entretanto, Jasper comove-se ao saber que a sua amada Amelia contraiu a estranha doença sem cura conhecida. Na ilha encontram uma criatura perigosa que se alimenta de seres vivos que conseguem matar no momento em que esta se preparava para comer Jasper. Mais tarde descobrem que a carne do monstro serve para curar a doença que afecta a população de Gothia.
Perante esta descoberta, o Dr. Belgon insiste que alguns casulos da criatura sejam levados a bordo. Prepara-se o regresso a Gothia. Jasper descobre que o cientista (Dr. Belgon) está a alimentar a criatura com o seu próprio sangue, mas mantém o segredo com a esperança de conseguir curar Amelia. Nos dias seguintes, o desaparecimento de vários membros da tripulação leva Jasper a suspeitar que o cientista está a servir-se de vidas humanas para alimentar o monstro, suspeitas que vêm a ser confirmadas. Para evitar que Jasper se intrometa nos seus planos e para que ele continue com as suas tarefas de tripulante, Belgon acalma-o e obriga-o a continuar o rumo. Quando a rota está assegurada, o cientista tenta matar Jasper, mas uma rotação do leme acaba com a vida deste. Jasper decide então sacrificar-se para alimentar a besta.
Sem comentários:
Enviar um comentário