31 de outubro de 2007

"& - Festival de Música Electrónica"

Large Number, Mira Calix, Clark, Sizo e os “dj-set” Fitta-Colla e
Elle et Moi garantem ritmos enérgicos e noites longas,
a 2 e 3 de Novembro, no Theatro Circo

FESTIVAL DE MÚSICA ELECTRÓNICA

GRANDES NOMES EM FORMATO DUPLO

O Theatro Circo deixa-se envolver, a 2 e 3 de Novembro, pelo ritmo electrizante de um novo festival. Singularmente designado de “&”, a primeira edição do Festival de Música Electrónica traz a Braga duas noites imparáveis, compostas pelas actuações de Large Number & Mira Cálix (2, 22h00), a que se segue a performance do “dj-set” Fitta-Colla, e de Clark & Sizo (3, 22h00), espectáculo igualmente prolongado pela actuação de uma dupla de “dj’s”, Elle et Moi, estes em substituição do projecto inicialmente previsto, Kitchnette.

Projectado, de acordo com Paulo Brandão, director artístico do Theatro Circo, com o objectivo de fundir o melhor da electrónica actual, «numa união entre os estilos dançável e ambiental», & – Festival de Música Electrónica propõe, em cada uma das noites, um domínio total da electrónica que se vai estender desde os espectáculos no palco da sala principal até à animação no pequeno auditório.

Internacionalmente aclamada como “diva da electrónica”, a Ann Shenton cabem as honras de abertura do festival, com a subida do projecto “Large Number” ao palco da sala principal, no dia 2 de Novembro (22h00), isto depois de uma primeira parte assegurada por Mira Calix. Com Mick Bund na guitarra-baixo e Marc Hunter no teclado “Theremin”, a ex-vocalista da carismática banda “Add N to X” assume as suas funções nos sintetizadores e dá voz aos temas que a transformaram numa referência incontornável da electrónica, designadamente do género que a própria define de “progtrónica”.

Com um percurso composto de diversas digressões pela Europa e Estados Unidos, de que se destaca a colaboração com a banda “Chicks on Speed” na última digressão dos “Red Hot Chili Peppers”, os “Large Number” lançaram o álbum de estreia “Spray on Sound” em 2003, o que lhes rendeu apreciações positivas por parte da crítica e incessantes passagens nas rádios mais conceituadas da cena musical electrónica de Nova Iorque.

Empenhados na produção de uma música que, ao contrário do que acontecia com “Add N to X”, não seja puramente electrónica, os “Large Number” destacam-se pela electrónica progressiva que Ann define de “progtrónica”, uma inovadora fusão entre a electrónica e a orgânica que cruza diversos estilos e instrumentos. «Gostamos de levar a nossa música a todo o lado porque podemos fazê-lo», afirma Shenton, que define o seu próprio projecto como «um animal indomável cujo percurso não se consegue prever».

Dona de um extenso vocabulário musical e de um notável conhecimento da história da música, Mira Calix, que iniciou a sua carreira de “dj” na organização de pequenas festas, atingiu o reconhecimento internacional ao protagonizar as primeiras partes de bandas como “Godspeed You! Black Emperor”, “Radiohead”, “Boards of Canada”, “Autechre”, “Pan Sonic” ou “Faust”.

Ao longo de uma carreira musical que culminou com a edição de cerca de uma dezena de trabalhos discográficos, Mira Calix, que se tem destacado em festivais de música clássica e contemporânea, reinventando obras de compositores como Stockhausen e Steve Reich, colaborou ainda com artistas tão diversos como Derrick May, Aphex Twin, Baby Ford e Hecker.

A noite sexta-feira (2) prossegue no pequeno auditório com as sonoridades electrónicas da dupla de “dj’s” Fitta-Colla.

“Body Riddle” é o mais recente trabalho que Clark, cabeça de cartaz do segundo dia de & - Festival de Electrónica, apresenta a 3 de Novembro (22h00) no Theatro Circo, após uma primeira parte preenchida pela actuação dos portugueses “Sizo”.

Caracterizado por uma união perfeita entre abstracção e concentração, “Boddy Riddle” surge da fusão de uma intensidade rítmica ao vivo com a vasta liberdade sónica dos programas electrónicos de computador, resultando em simultâneo num produto novo, mas reconhecível, capaz de agradar aos admiradores de música ambiciosa.

Projectado, através deste último trabalho, para o nível de artistas independentes cuja influência alcança diferentes géneros musicais, Clark dintingue-se ainda pelas recentes digressões com nomes conceituados da electrónica e pós-rock, designadamente os “Tortoise”.

Também com um novo trabalho em apresentação, a banda portuense “Sizo” antecede a actuação de Clark com um registo que alia de forma original um rock poderoso a um novo conceito de electrónica.

Com João Guedes na voz, André Cruz na guitarra, Rui “Bini” Magalhães na percussão e Eurico Amorim nos teclados, os “Sizo”, que trazem à sala principal o recente “Nice to Miss You”, têm vindo, desde a sua formação, em 2004, a traçar um percurso claramente influenciado pelo rock alternativo e pelo estilo “indie”, do qual resulta um som forte e estruturado, notável pela competência dos arranjos e perfeccionismo aplicado a cada tema.

A assinalar a conclusão da primeira edição de & - Festival de Música Electrónica, o “dj-set” Elle et Moi propõe para o pequeno auditório a continuidade da animação e dos ritmos fortes com a electrónica que nos faz dançar.


8 euros o ingresso, pode ser adquirido nas bilheteiras do Theatro Circo


Info do Canal Informativo C. M. Braga

Sem comentários: