Entusiasmados pelo sucesso de 2007, vimos anunciar o recomeço das Caminhadas Rurais levadas a efeito pelo CCCP.
Tal como no ano passado estas vão realizar-se durante as tardes primaveris dos domingos.
Assim sendo, ficam desde já todos convidados a comparecer no próximo Domingo, dia 6 de Abril, pelas 14,30horas na Sede do CCCP, a fim de partirmos para a primeira Caminhada pelos trilhos de antigamente. Este continua a ser o grande objectivo das nossas caminhadas. Voltar a pisar carreiros, trilhos e caminhos esquecidos, pela força do uso cada vez mais pertinente do automóvel na vida moderna.
No ano passado percorremos diversos concelhos e lugares. Desde Terras de Bouro, Paredes de Coura, Ponte de Lima e como não podia deixar de ser Vila Verde.
Este ano pretendemos redescobrir de forma mais profunda e pertinente a nossa freguesia e as freguesias vizinhas, levando assim os mais velhos a recantos á muito esquecidos, assim como mostrar aos mais novos lugares que doutra forma dificilmente visitariam. Também quem venha de fora, poderá conhecer a zona onde a nossa freguesia se insere de forma mais detalhada, tendo aqui e ali a oportunidade de ouvir uma ou outra história que os diversos locais guardam para a posteridade.
Assim sendo,
Domingo, 6 de Abril, pelas 14,30 horas na Sede do CCCP
Caminhada 1 – “Revisitando a Vila de Prado”.
Início / fim percurso – Sede do CCCP
Distância – no final faremos uma estimativa!
Não fiques no sofá nem na mesa do café! Traz um amigo, um familiar ou o cão e vem exercitar-te enquanto assimilas cultura…
1 comentário:
No passado domingo realizámos a nossa primeira caminhada deste ano.
Fomos tal como havíamos anunciado descobrir uma parte dos recantos e encantos da nossa freguesia. O ponto mais distante que atingimos, já fora da nossa freguesia, foi a Praia fluvial de Cabanelas. Para lá chegar passámos por lugares que alguns de nós nunca haviam pisado (o meu caso), assim como por outros que já há muito tempo não visitávamos, como por exemplo o Lugar das Fontaínhas.
Caminhámos durante bastante tempo a par do Rio Cávado (assim como do Rio Febros).
Estas caminhadas têm também um teor bastante forte de nível didáctico, pois bastantes jovens se associam a este tipo de eventos (já desde o ano passado), a quem é possível in loco mostrar-lhes diversas facetas do meio envolvente dos percursos percorridos. No domingo foi possível mostrar-lhes as lagoas donde em tempos foi retirado o barro que alimentou a mais forte das industrias da nossa - a cerâmica. Também foi possível vermos alguns aspectos menos positivos da sociedade actual - a deposição de lixos particulares em locais públicos.
As caminhadas podem ter diversas finalidades ou utilidades, daí que são um evento que devemos estimular .
Enviar um comentário