13 de abril de 2008

Grupo de Concertinas do CCCP


No início deste ano deixei neste blog uma retrospectiva daquilo que temos feito, ao nível de actividades, eventos e obras. Nessas palavras referi-me à obra desta Direcção. Escrevi nessa altura que por muito que tenhamos feito, eu pessoalmente e posso mesmo falar em nome dos meus colegas de Direcção, nunca achamos que seja suficiente. Nesse documento está descriminado o pouco que fizemos até hoje. Apesar de pouco há coisas das quais me orgulho particularmente.
Uma dessas coisas é o grupo de concertinas que já conta com três turmas (super lotadas).
Apesar de menos badalada pelos media do que no início (!), os entusiastas daquele instrumento musical continuam apaixonadamente a trabalhar arduamente.
"Já há algumas semanas que não participava nas aulas das Quartas-feiras à noite. Na semana passada tive oportunidade de regressar, e qual não foi o meu espanto, alegria e felicidade, por ver que já temos tocadores prometedores."
Alguns são já certezas, ao ponto de já estarem a caminhar pelos próprios pés - exemplo disso é o Alexandre, que apesar da sua tenra idade, tem uma paixão enorme pelas concertinas a ponto de se ter integrado no Grupo Folclórico de Turiz. "Creio lhe devam ter reconhecido o valor que realmente tem!"

Este miúdo não é caso único no nosso grupo, há mais jovens que têm em si uma vontade enorme de extrair daquele belo instrumento as mais belas melodias.

Temos lá um pequenito que se não fossem as aulas, ficaria uma noite inteira agarrado "à sua paixão"; assim como temos outro que corre sérios riscos de ficar sem língua, tal é a força que a prende entre os dentes quando está concentrado no namoro melodioso com a sua bela concertina, que orgulhosamente lhe foi oferecida pelo seu padrinho de baptismo.

Convém também falar nos mais velhos, que apesar da idade, não têm menos entusiasmo.
A Sede da Junta de Freguesia já se enche alegria quando cerca de uma dezena de concertinas tocam em uníssono.

É nestas alturas que não há apreciações reprovadoras que nos demovam de continuar a trabalhar em prol da verdadeira essência da cultura.

Aproveito este momento para deixar aqui em primeira mão a mais recente novidade:

Dia 25 Abril, Dia da Liberdade, o Grupo de Concertinas do CCCP vai associar-se ás comemorações deste dia, actuando em palco, na Avenida Central de Braga, pelas 15,30 horas.


Em nome deste grupo fantástico aqui deixo um... até breve!!!

1 comentário:

No gume disse...

Ainda há quem faça algo pela vitalidade do CCCP... sem pedir nada em troca!!!